Bem vindos a Chapada Diamantina

Tô na trilha trek

Profissionais qualificados!

Vale do Pati

Um presente maravilhoso da natureza.

Vale do Pati Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um vasto parque nacional localizado no coração do Brasil. Este majestoso destino oferece uma variedade de atividades para os amantes da natureza e para aqueles que buscam aventura, incluindo caminhadas, escalada em rochas e exploração de cavernas. Com cachoeiras deslumbrantes, rios de águas cristalinas e vistas deslumbrantes, não é surpresa que a Chapada Diamantina seja considerada um dos tesouros naturais mais preciosos do Brasil.

Mirante do Vale do Pati


O mirante do Pati é um dos lugares mais fotografados da Chapada Diamantina com uma vista espetacular de tirar o fôlego. Você verá o Morro do Castelo, o Morro Branco e o Morro do Sobradinho. Caminhada longa de 12 km com subidas e descidas íngremes e nível de esforço elevado. Considero um dos passeios top 10 do Planalto da Chapada Diamantina.

Cachoeirão por cima

Com sua imponência de quase 300m de altura. No período das chuvas, ele chega a 27 quedas d’águas, um verdadeiro espetáculo natural.A imensidão do cenário natural – realçada pela ilusão de ótica provocada pela fileira de morros que surge do horizonte – convidam para a contemplação dos mínimos detalhes. Daí a vegetação densa, típica de floresta, leva-nos direto a um dos mirantes da cachoeira, que, de repente, provoca os sentidos.

Morro do Castelo

Para chegar aos mirantes do morro, que apresenta uma vista panorâmica do Vale, precisamos adentrar cerca de 250m por uma caverna. O vento forte que sobra das suas frestas deixam a temperatura amena, como se existisse um ar-condicionado natural no lugar. Do alto, admiramos o céu azul e o movimento das nuvens, uma experiencia inesquecível, que vale muito apenas conhecer.

Você Sabia? Que você poderá conhecer esse lindo paraíso natural em apenas 5 dias?

DIÁRIO DE BORDO

1º DIA: Entrada da trilha no Guiné ou nos Aleixo , por onde iniciaremos o trekking do Vale do Pati, passaremos pelos campos de altitude dos Gerais do Rio Preto e pelo magnífico Mirante do Pati, parada obrigatória para apreciar o caminho que faremos nos próximos dias e claro, registrar este momento com fotografias. Caminharemos em torno de 12 km, em trechos com subidas e descidas, atravessaremos o Rio Preto e chegaremos na primeira casa de morador onde teremos o jantar feito por nativos e uma caminha para descansar para a aventura no segundo dia.

2º DIA: Após o farto café da manhã na casa em que estaremos hospedados, seguiremos o nosso trekking do Vale do Pati por mais 15 km aproximadamente, neste dia teremos subidas e descidas íngremes, passagem por gruta escura, subiremos o Morro do Castelo, será o dia em que iremos mais alto (1600 metros) durante a expedição de 5 dias, e na descida iremos até a Cachoeira dos Funis para um banho energizante em águas geladas, no final iremos para a casa de nativo onde teremos um jantar feito por eles e nosso pernoite.

3º DIA: Depois do café da manhã, partiremos para mais um dia de expedição pelo Vale do Pati, teremos o dia mais difícil, com aproximadamente 16 km de caminhada, levando nossos pertences, com trechos de subidas e descidas, mas vale a pena, teremos uma vista de impressionar, com parada para registrar o visual do Vale do Cachoeirão, veremos a queda por cima, olhar para o fundo de 280 metros onde cai a cachoeira é apaixonante!

4º DIA: Depois do café da manhã, em horário combinado com o guia, partiremos para o nosso quarto dia de trekking no Vale do Pati, este dia é o mais tranquilo da expedição, serão aproximadamente 10 km de caminhada, passaremos por lindas paisagens, visitaremos o Poço da Árvore além de termos a vista do Castelo de frente, ideal para fotografias, teremos a noção do porque do nome castelo, ao final, partiremos para o nosso último pernoite em uma casa mais próxima a saída.

5º DIA: Algumas vezes o guia combina de sairmos mais cedo para não pegarmos tanto sol durante a famosa Subida do Império, mas claro, teremos o nosso farto café da manhã no último dia na casa de nativo. Iremos em direção a cidade de Andaraí que é a saída mais tradicional do trekking do Vale do Pati, no alto da Subida do Império teremos uma linda vista e começaremos a nos despedir do famoso Vale do Pati, com a sensação de dever cumprido e sonho realizado.

Roteiro do primeiro dia.

  • * As casas dos moradores são simples, os banheiros são coletivos e não há chuveiro com água quente e a energia é originária de placas solares.

  • * Em época de baixa temporada, conseguimos reservar quarto para casal nas casas de nativos com reservas antecipadas.

  • * Há venda de produtos e bebidas nas casas de nativos, é importante levar dinheiro trocado.

  • * Não leve peso atoa na mochila, clique no link abaixo sobre o que levar na mochila para o Vale do Pati.

  • * Antes de comprar seu pacote para o Trekking do Vale do Pati, certifique-se do que está incluso, como por exemplo, transporte de Lençóis até o início da trilha, jantares na casa de moradores feitos pelos moradores ou serão feitos pelos guias, se o lanche na trilha está incluso e etc.

  • * Não há sinal de TV

  • * A travessia exige preparo físico.

  • * Há exposição solar por quase toda a trilha.

  • * Não é necessário levar material de camping, pois a casa tem estrutura como cama, roupa de cama, lençol e toalha de banho.

A distância de recursos tecnológicos, proporciona aos viajantes uma imersão no seu “eu”, desconectados do mundo e conectados consigo mesmo. Uma grande parte dos que fazem a travessia do Vale do Pati dizem que é uma experiência desafiadora, incrível e singular. E ai, partiu, Vale do Pati?

  • Uma das mais belas travessias do mundo, o Vale do Pati fica bem no centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Suas paisagens são de uma beleza incomparável, com montanhas imensas, diferentes formações rochosas, vales profundos, campos floridos e cachoeiras espetaculares!

    Durante muito tempo, o Vale do Pati era povoado por cerca de 400 famílias que ali se instalaram para cultivar café e outros alimentos para seu próprio consumo. Nesta época, cerca de 3 mil pessoas chegaram a viver no vale, que tinha até escola, igreja e prefeitura, hoje adaptados para receber viajantes.

    Nos anos 50 e 60, problemas econômicos e a migração urbana fizeram o café do Pati perder valor no mercado e muitas famílias foram obrigadas a deixar o local. As trilhas percorridas pelos turistas hoje em dia eram o caminho utilizado para escoar grãos de café nos tempos áureos de produção. Atualmente, apenas 10 famílias vivem no Vale e recebem os turistas em suas antigas casas, adaptadas para hospedar os viajantes.

Agasalho leve para o frio Documento de identificação Remédio de rotina
Água para beber Lanche ou fruta para comer fora das refeições Repelente de insetos
Boné ou chapéu Lanterna Roupa de banho
Camisetas de manga comprida com proteção solar Máquina fotográfica Roupas leves para caminhada
Capa de chuva Mochila para carregar os pertences Tênis ou bota para caminhada
Chinelo tipo havaianas Protetor Solar Toalha pequena

1) Caminhada longa – 12 km.

2) Exposição ao sol.

3) Travessia de rio sem correnteza.

4) Subida e descidas íngremes.

Galeria de Fotos

    Entre em Contato:

    Tô na trilha trek

    Desfrute da melhor experiência connosco.

    Especializamo-nos em fornecer tours para viajantes individuais, casais e pequenos grupos, assegurando que a experiência de tour seja personalizada e íntima. Desde tesouros escondidos até marcos icônicos, os nossos tours levam-te numa jornada memorável que nunca esquecerás. Os nossos guias comprometem-se em fornecer um serviço amigável, informativo e profissional que atenda a todas as tuas necessidades de viagem.

    Mapa de Navegação

    Informações de Contato

    Seja um Colaborador

    Faça um Pix

    Scroll to Top